quinta-feira, 8 de outubro de 2009

plano de aula - atividade da unidade 4

História do Brasil
Relações entre história e memória

Professora : Luceleida Joaquina de Souza

Introdução

Devido ao fato de as imagens seduzirem os adolescentes contemporâneos, utilizar um filme para ensinar conceitos históricos ajuda a aguçar o interesse, além de, no caso específico deste plano de aula, auxiliar na percepção sobre como as versões históricas de um mesmo fato são construídas por diferentes sujeitos.

O filme "Narradores de Javé" (direção de Eliane Caffé, 2004) ajuda a compreender a importância da observação, principalmente no que se refere às distintas subjetividades que caracterizam, por exemplo, uma narrativa histórica. Para que um fato seja realmente compreendido é necessário utilizarmos diferentes fontes históricas.

"Narradores de Javé" pode ser usado, inclusive, em diversos componentes curriculares, já que a construção da hidrelétrica, tema principal do filme, permite a discussão sobre os impactos ambientais, sociais e culturais gerados pela ação humana.

Objetivos

1. Reconhecimento de diversas versões de uma mesma história.

2. Reconhecimento de conceitos como "história oral", "subjetividade", "memória", etc.

3. Análise de impactos sociais e culturais provocados pela construção de uma hidrelétrica.

Estratégias

1. Inicie a aula perguntando aos alunos sobre suas idéias em relação aos conceitos de "história" e "memória". Escreva na lousa as principais diferenças que surgirem em relação aos dois conceitos.

2. Peça que um aluno conte uma história interessante de sua vida e que evidencie os principais aspectos registrados em sua memória.

3. Depois de o aluno contar a história, peça que outro a reproduza, salientando o que ficou guardado em sua própria memória. Assim, as diferenças e similaridades entre os dois conceitos ficarão mais claras.

4. Exiba, então, o filme "Narradores de Javé" e peça que todos registrem as cenas em que são evidentes os conceitos de "história" e "memória". É importante que a diversidade de histórias - criadas pelas diferentes "memórias" - seja alvo de debate depois da exibição do filme. Nesse momento, é importante que o professor apresente ao grupo o conceito de "história oral" e as dificuldades do historiador em desenvolver pesquisas nessa área.

5. Refaça com os alunos o quadro inicial, com as diferenças e similaridades entre os conceitos.

Atividades
1. Discuta com a turma sobre os impactos ambientais causados pela construção da hidrelétrica no filme. Depois, peça que apresentem alternativas à construção. É importante que os alunos se coloquem como protagonistas da história narrada no filme, pois isso permitirá que eles reconheçam seus próprios papéis sociais.

2. Peça que apresentem os impactos sociais e culturais que a construção de uma hidrelétrica pode produzir.
Sugestão Este trabalho pode ser desenvolvido com outras disciplinas do currículo: Geografia e Ciências.

Filme : Narradores de Javé